Sul: Ar frio mantém chance de geada na Campanha gaúcha
No Sul do Brasil, a infiltração de umidade vinda do oceano favorece a ocorrência de chuva fraca e contínua no leste do Paraná e de Santa Catarina, trazendo sensação de frio ao longo do dia. O Rio Grande do Sul terá predomínio de sol, porém com temperaturas baixas devido à ação de uma massa de ar frio de origem polar. Apenas o norte do Paraná escapa do frio, com temperaturas mais altas no período da tarde. Há previsão de geada nos pontos mais altos da serra.
Sudeste: Risco de temporal na divisa São Paulo e Rio de Janeiro
No Sudeste, atenção para o litoral de São Paulo, onde áreas como Itanhaém, Peruíbe, Mongaguá, Bertioga e Ubatuba podem registrar acumulados de até 80 mm. No Vale do Paraíba, a chuva será fraca e contínua, sem volumes expressivos. No estado do Rio de Janeiro, atenção para as cidades de Paraty, Mambucaba, Angra dos Reis e Mangaratiba, com acumulados de até 50 mm.
Nas demais áreas do estado, incluindo a capital, a chuva será fraca durante o dia, com tendência de intensificação à noite, podendo acumular até 15 mm. No centro-sul do Espírito Santo, há possibilidade de chuva fraca e muito isolada. Já no interior de São Paulo e em todo o estado de Minas Gerais, o sol predomina, sem influência da frente fria. Destaque para o oeste de São Paulo e o oeste de Minas Gerais, onde a umidade relativa do ar ficará abaixo dos 30% nos horários mais quentes do dia.
Centro-Oeste: Ar seco e calorão continuam
No Centro-Oeste, o bloqueio atmosférico segue atuando de forma intensa, mantendo o tempo seco e quente. A umidade relativa do ar atinge níveis críticos, abaixo dos 30% no período da tarde, especialmente no sul do Mato Grosso, no centro-norte do Mato Grosso do Sul, além de Goiás e do Distrito Federal. Nessas áreas, o sol predomina entre poucas nuvens, sem qualquer previsão de chuva.
Nordeste: Atenção para o litoral da Bahia – Salvador pode ter chuva forte
As pancadas de chuva continuam presentes no litoral do Nordeste. O destaque vai para a faixa entre o sul da Bahia e o litoral de Pernambuco, incluindo as capitais Salvador, Aracaju, Maceió e Recife, onde há previsão de chuva contínua, com moderada a forte intensidade. Entre o litoral da Paraíba e o litoral do Ceará, a chuva ocorre na forma de pancadas ao longo do dia. Toda a faixa oeste e o litoral do Maranhão também ficam na rota de pancadas de chuva, que podem ser de moderada a forte intensidade.
Para o interior da Região Nordeste, o destaque é o tempo seco, especialmente no oeste da Bahia e no sul do Piauí, onde a umidade relativa do ar fica abaixo dos 30% nos horários mais quentes do dia.
Norte: Risco de temporais entre Amazonas e Roraima
Na Região Norte, o destaque é para o noroeste do Amazonas, todo o estado de Roraima e o norte do Amapá, onde há alerta para temporais. No centro-oeste do Acre, no sul e centro-sul do Amazonas e no centro-norte do Pará, a chuva ocorre na forma de pancadas, que podem ser de moderada a forte intensidade. Nas demais áreas da região, o tempo segue firme, com predomínio de sol. No sul do Tocantins, a umidade fica reduzida nos horários mais quentes do dia, chegando a valores abaixo dos 30%.
Resumo da previsão para o Brasil – 23 de maio de 2025
Perigo: Chuva frequente com risco alto de transtornos de Ubatuba (SP) até a região de Angra dos Reis (RJ) – mar fica agitado e com risco de ressaca! Ondas de 2,0 a 2,5 metros
Atenção para chuva moderada a forte: Litoral do Paraná, Vale do Ribeira (SP) e Baixada Santista
Alerta para baixa umidade do ar: No norte de SP, em Goiás, no DF, em MS e no centro-sul de Mato Grosso
Chuva moderada a forte: Em Salvador, Aracaju e Maceió
Tempo abafado e temporais: Em Roraima, no norte do Amapá e no interior do Pará